terça-feira, 12 de março de 2013

Para fazer um arroz soltinho e saboroso...

Não adianta tentar, o brasileiro não fica mesmo sem arroz, para ser mais direta, arroz com feijão. Seja em um chu
rrasco, um strogonofe, salpicão ou simplesmente acompanhando um bife com salada, lá estará sempre o arroz na mesa do brasileiro. Quando o arroz é muito novo, tende a ficar "unidos venceremos" rsrsrsrsrs, bem agarradinhos uns com os outros. Se for mais velho, ficará mais soltinho, se você não exagerar na água e no tempo de cozimento rsrsrsrssrs.

Ao contrário que muitos pensam e inventam, não existem tantos segredos para se fazer um arroz soltinho.
É claro que cada um tem sua dica e seu jeitinho brasileiríssimo rsrsrsrs... O meu é bem simples e fácil.
Lave bem a quantidade de arroz que você está acostumada. Eu lavo até mesmo aquele arroz que na embalagem está escrito, não precisa lavar...
Escorra bem o arroz e refogue e coloque sal como é do seu costume.Junte água até cobrir por volta de 2 dedos acima do arroz e coloque imediatamente em fogo baixo.Não coloque mais água e quando estiver quase seco dê uma leve mexida no arroz.Desligue o fogo, assim que secar a água. mesmo se não tiver completamente cozido, o calor terminará de cozinhá-lo.
 Eu não costumo refogar o arroz, para evitar aquela nuvem de gordura que invade a cozinha. Também coloco pouquíssimo óleo, uma média de 2 ou 3 colheres de sopa.Eu coloco o arroz na panela, acrescento a água fria mesmo e junto os temperos e um fio de óleo. A água sempre dois dedos acima do arroz, abaixo o fogo imediatamente.

*Não se esqueça nunca: Em qualquer prato, que for elaborar, tome muito cuidado com o sal, porque colocar mais sal, mesmo já no prato, é fácil, mas tirar o exagero é quase impossivel, sem contar que estraga o prato e principalmente a saúde...
-Mas se por acaso você se esquecer disso e exagerar no sal quando preparar seu arroz, coloque junto para cozinhar, algumas batatas cascadas e cortadas em cubo, ou até mesmo batata doce(fica bom demais). As batatas absorvirão um pouco do sal e você ainda irá servir um arroz diferente. Fique tranquila que não contarei nosso segredo para ninguém rsrsrsrsrs....

Agora mãos à obra e...

                       Bom apetite...


4 comentários:

  1. Arroz soltinho é tudo de bom! Boas dicas! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Bem que você podia mandar este arroz delicia pra mim; ai eu nem ia precisar fazer almoço...srsrsr
    Me manda!!!!srsrsrrsrsr
    Bjs amiga

    ResponderExcluir
  3. Amiga,
    A funcionalidade do meu computador está com problemas e não consegui te seguir no google +. Assim que minha consultora de informática formatar meu computador,( tá cheio de spam), volto aqui para tentar seguir você aqui também. Deixei um recado lá, mas acho que não aparecerá ainda. Bjos, adorei o seu blog baby e lhe digo: as mineirinhas estão bombando na blogosfera e no mundo afora! Parabéns e Deus te abençõe! Sua amiga, Ramana

    ResponderExcluir
  4. Amiga,
    A funcionalidade do meu computador está com problemas e não consegui te seguir no google +. Assim que minha consultora de informática formatar meu computador,( tá cheio de spam), volto aqui para tentar seguir você aqui também. Deixei um recado lá, mas acho que não aparecerá ainda. Bjos, adorei o seu blog baby e lhe digo: as mineirinhas estão bombando na blogosfera e no mundo afora! Parabéns e Deus te abençõe! Sua amiga, Ramana

    ResponderExcluir

Que bom que você veio!Fiquei feliz em te ver e mais feliz em receber seu comentário...Obrigada..Bjimmmmm