terça-feira, 1 de julho de 2014

A panela ideal, mais saúde e economia

























Hoje em dia, nos preocupamos muito com nossa saúde e a saúde de nossos familiares. Alimentação saudável aliado a exercícios físicos é o que todos procuramos. Tentamos de várias formas tratar bem o nosso corpo, mas às vezes não percebemos, muitos perigos que nos rondam e estão dentro de nossas próprias casas e principalmente na cozinha.
Assim como se deve trocar de tempos em tempos, colchões e travesseiros, precisamos também observar o tipo de utensílio temos em nossas cozinhas, para preparar o alimento de nossa família e o nosso maior e mais perigoso alvo, são as nossas panelas e caçarolas ( *panela tem apenas um cabo  e   *caçarola tem duas alças).
A maioria das pessoas, têm em suas cozinhas panelas velhas de alumínio e a maioria, simplesmente ignora o mal que essas panelas podem causar em nossa saúde e de nossos queridos.
O metal, pode ser transferido para os alimentos na hora do cozimento, principalmente se as panelas forem velhas e estiverem gastas pelo tempo



As panelas de teflon, são boas, mas “cuidado”, com o tempo elas arranham e o teflon começa a sair e advinha pra onde ele vai? Isso mesmo aos poucos vai se misturando ao seu alimento, eu mesma antes de saber de tudo isso, acho que comi e servi muito “teflon” pra minha família rsrsrsrsrs, pois tinha uma frigideira em que o teflon simplesmente desapareceu com o tempo, mas é claro que era de marca inferior. Mas se você gosta de teflon, opte para panelas de aço com teflon. Essas são mais resistentes.

As panelas totalmente de vidro, não oferecem problemas, mas podem se quebrar com qualquer descuido , podendo provocar um acidente feio em seu lar. Eu particularmente não gosto.

As panelas de ferro são boas e não oferecem muitos riscos a saúde, mas requerem muito cuidado pois oxidam com facilidade e nesse caso podem se tornar bem "perigosas", principalmente se você se esquecer de tirar o alimento de dentro delas assim que ficar pronto. E o lado negativo dessas panelas é o gasto de gás e energia, pois demoram mais tempo para que o alimento fique pronto.

Existem ainda as panelas de pedra, mas são muito caras e requerem um cuidado especial, o que nos dias de hoje atrapalha muito, porque com a correria do dia a dia precisamos optar para a praticidade.

                                     

                              Então qual a melhor panela?




Ao descobrir o mal que as panelas de alumínio podem causar, principalmente quando já foram muito usadas, como as minhas eram rsrsrsrsrs, descobri junto que as melhores panelas são as de “aço inox”, não apenas para a sua saúde porque não arranham e nem soltam resíduos,  como também para contribuir na economia dentro de um lar. E o preço é mais acessível.
Minha irmã, comprou um conjunto para ela e um para mim e me presenteou e eu amei. A marca das minhas novas "aliadas" na cozinha   é :

*Rich Well   distribuídas pela Euro Home

                                                       http://www.eurobr.com.br/

**Mas antes de prosseguir, quero deixar bem claro que o fato de estar  colocando, marca e endereço dessas maravilhosas panelas, não se trata de dinheiro, pois não estou recebendo ABSOLUTAMENTE  NADA, para divulgar essas panelas e caçarolas. Na verdade eles nem sabem que estou fazendo esse post, apenas saberão quando eu marcá-los no Facebook. Estou sim divulgando marca e onde encontrar as panelas, porque, como muitos já sabem, eu sempre divido com meus amigos aquilo que acho bom para mim e minha família. E se é bom para minha família será bom para a sua também. E essas panelas eu garanto, são tudo de bom... E também por um segundo motivo. Uma das panelas que estavam na caixa lacrada, veio com a tampa errada (menor que a panela). Entrei em contato com a Euro através do site e imediatamente, providenciaram a troca das tampas. E uma empresa que respeita o consumidor, como essa, merece ser destacada, no post que eu já estava pensando em fazer, desde que descobri sobre panelas de alumínio...Obrigada, Euro Home...

Aliada ao fator saúde, vem o fator economia, que todos buscamos ávidamente, pois nos dias de hoje, sempre se fala em economia e saúde.
Você deve estar se perguntando; como assim, economia? Para fazer o alimento diário nessas lindas panelas, não se deve colocar em fogo alto, mantendo-se sempre o fogo bem brando. Isso porque o fundo triplo e o corpo de aço inox, de que são feitas, distribui melhor o calor, fazendo com que o alimento, mesmo estando sendo preparado, cozinhe mais rapidamente que em qualquer outra panela. O fato de cozinhar em fogo brando e mais rápido faz com que o alimento conserve mais nutrientes que o cozido em panela de alumínio. E como consequência, há uma economia significativa, de gás, ou energia elétrica, caso seu fogão seja a eletricidade...


Uma característica que gostei muito nas minhas panelinhas é que as tampas são de vidro temperado, o que é mais um aliado para a economia de gás ou energia, pois você acompanha o andamento do preparo do alimento, sem destampar a panela. E na tampa tem uma pequena válvula, por onde sai o vapor do cozimento E o fato de não destampar a panela, faz com que o alimento cozinhe ainda mais rapidamente conservando mais ainda os nutrientes que seu alimento tem.
Também gostei muito das alças das panelas e caçarolas que são de baquelite e não esquentam.


Uma peça que eu amei também, foi a frigideira. Amigos, ela não gruda nada. Tudo o que se frita, sai inteirinho e não gruda no fundo.


Veja aqui (no site tem mais) uma das dicas da Euro Home:

Cozinhe os alimentos com a panela tampada. Isso reduz ainda mais o tempo de cozimento, preservando as características nutritivas e economizando energia.
Adicione o sal ou óleo somente quando a água entrar em ebulição. O sal mancha o metal e o óleo retarda a fervura.
Não coloque a panela vazia para aquecer. Adicione água para cozimento ou óleo para fritura, exceto quando for grelhar alimentos.
Para grelhar, aqueça a frigideira limpa em fogo alto. Passe uma camada de óleo no alimento e coloque-o na frigideira bem quente. Assim que o alimento estiver no ponto certo, retire-o raspando com uma espátula de silicone ou madeira.
Para alimentos como arroz, desligue o fogo antes do término do cozimento e deixe a panela tampada. O fundo triplo manterá a temperatura de cozimento por mais alguns minutos e o alimento chegará ao ponto ideal. Quando ferver leite, faça o mesmo procedimento, para não derramar.
Para o preparo de caldas doces ou delicadas, retire-as do fogo antes do ponto e mexa-as até atingir a consistência ideal. Retire a calda da panela imediatamente, pois como o fundo triplo mantém a temperatura e cozimento o alimento pode queimar.



Também gostei demais da chaleira, que além de linda e com um design inovador e sofisticado, tem capacidade para 2,7 litros de água. E não para por aí, ela apita quando a água ferve, olha que fofa rsrsrsrsrs... E a Euro tem de várias cores, cada uma mais linda que a outra


E ainda existe um outro motivo para você investir em panelas de aço inox. sabe aquela lava louça que você está querendo comprar faz tempo? Pois é, nela só se lava panelas de aço inox. As outras panelas ficam pretas feito carvão e ficam horríveis se você lavá-las em  lava louça, mesmo as que já são pretas por fora, ficam horrorosas e manchadas. Já as panelas de aço inox, entram bonitas e saem lindas das lava louças.
E mesmo se você, lava suas louças manualmente como eu, te garanto que nunca tive panelas tão fáceis de se lavar...Não requerem aquele esforço terrível que você tem que fazer para lavar panelas comuns de alumínio ou ferro.

Bem! por hoje é só. Espero que tenham gostado de mais essa postagem, que fiz com muito carinho para vocês....

Bjimmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você veio!Fiquei feliz em te ver e mais feliz em receber seu comentário...Obrigada..Bjimmmmm