terça-feira, 16 de julho de 2013

Receita de polenta com quiabo

Polenta com quiabo


A receita de polenta com quiabo,é simples, deliciosa, é um prato único e fica muito barato.


A quantidade de fubá ou creme de milho( é mais cremoso) que você irá colocar, vai depender
do fubá ou creme de milho que você estiver usando e da quantidade de água que você colocará. Você também poderá usar essas polentas prontas que tem no mercado, eu particularmente, nunca usei, mas já ouvi dizer que são boas.

                 A receita do molho de carne com extrato de tomates e quiabo...


 Você deve fazer primeiro o molho antes da polenta, porque assim que ela ficar pronta, deverá ser montada.

Lave quiabos na quantidade que você preferir, eu costumo colocar uns 15 ou 20 quiabos macios. Lave bem, enxugue e corte as duas extremidades e pique-os em 2 ou 3 partes. 
           Agora, vou ensinar um truque para quem como eu odeiiiaaa  aquela baba do quiabo rsrsrsrs, o meu pai se tirasse, ele brigava rsrsrs. Aqueça umas 3 colheres de óleo em uma frigideira, coloque os quiabos(sem tempero) e vá mexendo de vez em quando para não queimarem. Quando ficarem mais fritinhos e você perceber que não têm mais baba, apague o fogo e reserve.

Tempere a seu gosto 1/2 quilo de carne moída duas vezes ( peça ao seu açougueiro), eu uso muito maçã da perna e peço para retirarem o músculo, porque ele da um gostinho ruim, mas tem gente que gosta de músculo, pode-se usar também patinho, ou coxão mole, use a carne que você preferir. Depois de descansar um pouco no tempero, refogue-a em uma colher de óleo, vá mexendo e soltando as bolas que se formam até que o sangue enxugue, acrescente uma cebola grande ralada ou passada no processador e mexa mais um pouco. Agora coloque uma lata de extrato de tomate de sua preferência e a mesma lata de água, um sachê de molho pronto tipo Pomarola, existem muitas marcas ótimas  no mercado e também use o sachê vazio como medida de água e acrescente a água do sachê também. Eu costumo usar um truque para não deixar o molho ácido, então acrescento uma 1 e 1/2 xícara(café) de açúcar. As vezes coloco até mais, porque gosto do molho levemente adocicado, acho que quando ele fica mais para o lado de salgado o prato não fica bom, mas isso é uma questão de  paladar. Deixe o molho cozinhar, mexendo de vez em quando (cuidado porque costuma espirrar quando fica parado e vamos mexer, eu abaixo o fogo para fazer isso) até que engrosse. Essa parte também ficará a seu gosto, pois uns gostam mais ralo e outros mais grossinho, isso fica a seu critério.

                                                    A Receita da polenta


Eu costumo começar com um litro de água e 5 colheres b em cheias de fubá, ou creme de milho. Você só não pode deixar empelotar, porque, se ficar muito grossa , você acrescenta água fervendo, se ficar rala, você acrescenta mais fubá dissolvido em um pouco de água fria.

Coloque a água para ferver em uma panela grande, com um ou dois cubos de caldo de galinha caipira. Ao levantar fervura acrescente o fubá (dissolvido em um pouco de água fria), vá colocando e mexendo sempre para não empelotar, esperimente o sal. Quando ficar na consistencia que você desejar, coloque a metade em um refratário ou forma retangular. Coloque mussarela fatiada ou ralada por cima, eu costumo colocar meio quilo. Coloque por cima da mussarela o restante da polenta. E regue-a com todo o molho, para que fique bem suculenta. Por cima rale mussarela ou queijo Minas fresco, ou o queijo da sua preferência. Se quiser leve ao forno para gratinar...

Esse prato é único, geralmente acompanhado de uma salada e batata palha, se você for daqueles que não fica sem um arroz branco, sugiro que quando terminar, corra para a esteira rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs... Espero que gostem de mais essa delícia... Bjimmmmmm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você veio!Fiquei feliz em te ver e mais feliz em receber seu comentário...Obrigada..Bjimmmmm